11 de janeiro de 2006

Jazz em Belém...

JNPDI! decidiu hoje fazer um pequeno exercício: descobrir as ideias que os diferentes candidatos à presidência da república defendem relativamente ao jazz e quais as medidas que eventualmente tomariam caso fossem eleitos.

Comecemos por Garcia Pereira

garcia_160x110.jpg

- Derrubar a música imperialista norte-americana e colocar no seu lugar a genuína música revolucionária portuguesa, favorecendo a livre criação num regime semi-anarca!! Impedir liminarmente a saída de divisas para o estrangeiro com a contratação de músicos do país do Sr. Bush e comandita em geral!

Francisco Louçã

louca_160x110.jpg

- Denunciar a mafiosa joint-venture entre o jazz e a world-music. Liberalizar o casamento entre o jazz e o free-jazz. Impedir a privatização dos festivais de jazz.

Jerónimo de Sousa

jeronimo_160x110.jpg

- Desenvolver uma intensa campanha contra o interesse pelo jazz instalado pelos governos PS e PSD no coração dos portugueses ao arrepio das tradições culturais e populares do povo de Abril e da sua música revolucionária, particularmente a "Grândola Vila Morena" e nomeadamente "Uma gaivota voava voava". Adaptar as letras dos standards à realidade nacional e do povo português, ensinando-as às crianças desde tenra idade, designadamente e a saber a "My favorite things", doravante cantada nos seguintes moldes:

Raindrops on [April] roses and whiskers on kittens,
Bright [soviet symbols] and warm woolen mittens,
[Cunhal speeches] tied up with strings
These are a few of my favorite things.

[CGTP's strikes] and crisp apple strudels,
Doorbells and sleigh bells and schnitzel with noodles,
[Seagulls] that fly with the moon on their wings
These are a few of my favorite things.

When the [socialist] bite, when the [BE] (Bloco Esquerda) stings
When I'm feeling sad
I just simply remember my favorite [communist leader] and then
I don't feel so bad.

Girls in white dresses with blue satin sashes,
[PCP] that stays on my [mind through brain washes],
[Siberian] white winters that melt into spring
These are a few of my favorite things.

When the [socialist] bite, when the [BE] stings
When I'm feeling sad
I just simply remember my favorite [dear communist leader] and then
I don't feel so bad.



Manuel Alegre

alegre_160x110.jpg

- Dizem-me que o Dr. Mário Soares gosta de Jazz, pelo que estou contra essa forma de música. Defender o jazz é defender a mesma canção de sempre para o país e eu quero um Portugal de esperança, um Portugal de futuro, baseado nos grandes fados de Coimbra e nas palavras sábias e intemporais de Camões!! As armas e os Barões...


Aníbal Cavaco Silva

cavaco_160x110.jpg

- Eu... ah... naturalmente terei de ouvir primeiro isso do jazz. Terei de ouvir e depois ah... naturalmente farei o juízo que achar conveniente para os portugueses. Portanto... ah... terei de ouvir... terei de ouvir... só depois me poderei pronunciar. Sabe que eu sou uma pessoa que gosta de estudar os CD's em profundidade... em profundidade. Terei de ouvir. Mas creio que a minha mulher é que gosta dessa música... De qualquer forma em Belém não teremos espaço para ele... só se for na minha casa do Algarve... Já que sou um mau jogador de golf, posso também passar a ser um mau amador de jazz...

Mário Soares

soares_160x110.jpg

- Bem eu não sou a favor nem contra. Eu bati-me toda a minha vida pelo direito à cultura, sou um homem de cultura e portanto... Acho que numa primeira fase seria importante visitar intensivamente as cidades de origem do jazz, especialmente as origens africanas mais profundas: Seychelles, Tanzânia, etc.

3 Comments:

At quarta jan. 11, 07:06:00 da tarde 2006, Blogger Elisa said...

bem apanhado. Mas basicamente estaríamos tramados, com os gostos (ou não gostos) jazzísticos destes senhores.

 
At sábado jan. 14, 07:27:00 da tarde 2006, Anonymous Anónimo said...

Caro João: mais uma vez o seu sentido de humor resultou. Mas vou confessar-lhe uma coisa. Depois de ver o filme "le promeneur du champ de mars" e não sei bem qual seja a relação, mas vou votar em branco, gostem ou não gostem de jazz todos estes senhores. Talvez esteja errada mas começo a ficar farta de com os meus votos nunca ter conseguido mudar o rumo deste país.Desculpe o desabafo e desejo-lhe um bom fim de semana de semana.

 
At quarta fev. 15, 11:53:00 da manhã 2006, Anonymous Anónimo said...

alguma vez olharam para um programa da festa do avante?
o pcp na sua festa anual faz muito pela divulgação do jazz (americano incluído).Assim não tem piada. Ignorância ? sacanice ? você decide.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger