Foi há 50 anos o 1.º grande concerto de jazz em Portugal
Hoje é uma data histórica na história do jazz em Portugal!
Há precisamente 50 anos, isto é, em 28 (com repetição a 29) de Novembro de 1955, Portugal recebia o primeiro grande concerto de jazz, com a actuação do lendário Sidney Bechet.
Naturalmente, houvera já outros concertos, mas nunca com um dos grandes nomes do jazz; nunca com um músico que se confunde com a própria história do jazz.
Bechet actuou no Teatro Monumental, por obra e graça de Vasco Morgado, com o apoio de Luís Villas-Boas (que realizou uma palestra englobada no concerto) e do Hot Clube de Portugal. Com Bechet actuou a orquestra de André Reweliotty.
Recordemos, através das palavras de Villas-Boas, transmitidas no seu programa no Rádio Clube Português, a memória desse concerto:
Tínhamos a certeza de que a apresentação de um concerto de jazz em Portugal com um músico americano representativo desta música seria um êxito. No entanto a nossa expectativa foi largamente ultrapassada. A tarde de ontem ficará inolvidável na memória de todos os que a ela assistiram.
Sidney Bechet, génio da música e criador desta linguagem musical que é o jazz, conquistou o nosso público por natureza retraído nas suas demonstrações de apreço. Todo o espectáculo foi uma permanente manifestação de entusiasmo, mas o final, com o público de pé sem sair da sala, aplaudindo freneticamente durante mais de 15 minutos, será uma recordação que jamais esqueceremos.
(...)
O jazz em Portugal fica devendo a Sidney Bechet a sua final aceitação e compreensão entre o grande público.
Bechet, figura maior do jazz, tem uma estátua em Nova Orleães, onde nasceu em 14 de Maio de 1897.
Pena é que os media tenham deixado passar esta efeméride fundamental na história do jazz, isto apesar de termos escrito para alguns jornais a alertar para a mesma...
Mas esta é a oportunidade para os blogs, porque esses (alguns, claro) têm memória e espaço para a cultura.
Já agora... é Bechet que está a tocar, em música de fundo, o tema "Shake it and Break it", acompanhado pelos seus New Orleans Feetwarmers, grupo lendário que formou nos anos 20.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home