Um concerto memorável na Ordem dos Médicos
No passado dia 30 de Setembro, teve lugar na Ordem dos Médicos, em Lisboa, um concerto liderado pelo médico/pianista/jazzman António José de Barros Veloso (mais conhecido, no meio do jazz, por Tó Zé).
Este espectáculo já vai ganhando raízes e tradição, tendo surgido pela primeira vez no ano passado, evento a que tivemos oportunidade de assistir, ao contrário do que sucedeu este ano.
Em palco estiveram João Moreira (trompete), Pedro Moreira (saxofone-tenor), Bruno Santos (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo), André Sousa Machado (bateria) e Marta Hugon (voz), conforme ilustram as imagens gentilmente cedidas por Isabel Almasqué, também ela médica mas, que se saiba, não instrumentista.
Falamos deste concerto porque tivemos oportunidade de ouvir a gravação do mesmo em CD e estamos em condições de poder afirmar que é do melhor jazz que já ouvimos gravado por músicos portugueses.
De facto, tratou-se de uma noite super inspirada para todos os músicos, sendo que o trompete de João Moreira assume especial destaque, não só pela componente técnica, mas também pelas explorações sonoras que fez de pedais e efeitos, alguns absolutamente fantásticos em si e pela forma como foram "encaixados" nos temas e nos solos.
Entre os temas tocados destaca-se "Lou's Blues" (célebre por ser o indicativo do programa "5 Minutos de Jazz"), "Take The A Train" e um fabuloso "I'm Getting Sentimental Over You", este com uma muito feliz interpretação de João Moreira.
Em nossa opinião, que já exprimimos ao mentor deste projecto, Tó Zé Veloso, esta gravação devia ser editada ou, na impossibilidade disso, o grupo que tocou devia ser rapidamente levado para estúdio e gravar.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home