21 de agosto de 2005

A coisa está negra!

Visitando o blog Jumento dei com uma informação que já tinha visto antes na televisão, mas que ainda assim me fez pensar.

Refiro-me à moda que os fabricantes de papel higiénico estão a tentar lançar, isto é, a criação de um limpa rabos de luxo, o que lhes permite vender o mesmo produto 10 vezes mais caro graças à sede de "diferenciação" e "ostentação" que os consumidores sentem e pela qual estão a dispostos a dar o ** e 5 tostões. (peço perdão mas a natureza do assunto pedia este dito popular!)

Depois de a nossa Renova ter lançado o papel higiénico preto, que ainda poderá ter alguma utilidade, ainda que nada tenha a ver com jazz...

renova_black.gif

... outras marcas se têm seguido, incluindo a Gucci, por exemplo.

sell_tp.jpg

Tudo isto me leva a pensar em algumas questões:

- Um livro que custe 18 euros é caro... mas uns rolos de papel higiénico a 900 euros não? Ok, o da renova custa 2,5 euros por unidade, mas há outros bem mais caros.

- Com a iliteracia e falta de cultura geral que há em Portugal e no globo em geral não seria melhor imprimir pensamentos, poemas, etc?

- Com a corrupção que há em Portugal, particularmente, não seria melhor imprimir nos rolos o nome dos políticos faltosos para que nos actos eleitorais os pagantes de impostos não se deixassem enganar com promessas vãs ou súbitos asfaltamentos de estradas e ajardinamentos?

- Será que as pessoas acreditam ainda que por terem papel higiénico de luxo são mais do que as outras ou são simplesmente mais alguma coisa?

Ora aqui está, nesta questão do papel higiénico de luxo, uma ideia a que bem se podem limpar os seus criadores.

Este tipo de produtos é tudo o que a actual sociedade de consumo e egocentrada não precisa.

Enquanto uns têm fome... outros limpam os excessos da saciedade com verdadeiros rolos de "notas" de euro e dólar.

Contudo, atente-se na forma como a Renova tenta vender papel a preço de papel... moeda:

Descubra o novo papel higiénico preto RENOVA: ouse ser moderno e utilize um produto na fronteira entre a decoração e a arte, entre o luxo o mundano.

Produto ou objecto?

Cabe-lhe a si descobrir! Docemente perfumado com uma fragrância requintada, dará um novo toque ao ambiente da sua casa de banho?


A isto se chamam em português argumentos de merd*!

Só falta dizerem-nos que com este papel higiénico seremos mais felizes, mais bem sucedidos, mais cultos e respeitados. Aliás, a publicidade da Renova já ousa sugerir algumas destas associações, para já confinadas aos sentimentos e às relações.

Quem quiser que enfie o barrete...

5 Comments:

At segunda ago. 22, 11:48:00 da manhã 2005, Blogger Blogger said...

Post muito bom caro colega!
Já sabemos que há gente para tudo!
Há quem goste de "despejar" desnecessariamente o seu dinheiro! Mas normalmente essas são as pessoas que já têm tanto que não o vão conseguir gastar todo até ao resto da vida! Depois da para ver onde se divertem a gasta-lo... O post está muito porreiro mesmo! Um Abr.

Sax Jazz

 
At segunda ago. 22, 01:39:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

:)

Podiam gastá-lo em cultura... em jazz português, por exemplo.

:)

 
At segunda ago. 22, 06:47:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Pois é, são produtos deste tempo em
que as pessoas no geral, andam alienadas com todo o tipo de consumismo. Ainda hà algumas ilhas de prazer e uma delas é a música para podermos esquecer tanta estupidez. Saudações

 
At segunda ago. 22, 09:11:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

É verdadeiramente triste a alienação e a arrogância consumista que se vê em certos meios.

 
At quarta ago. 24, 08:48:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Jazz rulez ;)
Há um post sobre o mesmo assunto nesta página

 

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