Houston Person actua hoje no Estoril Jazz
O Estoril Jazz prossegue hoje com a actuação do quarteto do saxofonista Houston Person.
Conhecido por se manter fiel à tradição de um jazz que vai beber aos blues, Houston Person é um saxofonista-tenor de sonoridade inconfundível e que se insere na linha de músicos como Gene Ammons e Stanley Turrentine.
A sua longa associação à voz de Etta Jones terá ofuscado, porém, uma carreira que tinha tudo para ser ainda mais notória e brilhante, mas que ressurge agora com todo o justo reconhecimento.
Person nasceu em Newberry, na Carolina do Sul, corria o ano de 1934. O swing e as grandes orquestras estavam prestes a emergir em grande na cena do jazz, até então dominado pelo estilo de Nova Orleães, causando uma grande revolução na estética deste género musical.
A sua entrada no mundo da música sucederia na adolescência, começando por aprender piano e adoptando, posteriormente, o saxofone-tenor, instrumento a que se mantém fiel até ao presente.
A sua carreira musical ficaria marcada pela passagem pelo exército norte-americano. De facto, no período em que prestou serviço na Alemanha, Person teve a oportunidade de tocar em grupos que integravam músicos como Eddie Harris, Lanny Morgan, Leo Wright e Cedar Walton. Seria, contudo, o ingresso na banda de Johnny Hammond, na qual permaneceu entre 1963 e 1966, que marcaria indelevelmente a sua progressã no Jazz. O próximo milestone sucederia com a associação à cantora Etta Jones, em 1968, com a qual tocou e gravou ao longo de 30 anos.
Nos anos 60, o saxofonista gravou um significativo conjunto de registos para a editora Prestige, particularmente Chocomotive (1967) e Houston Express (1971). Actualmente grava para a High Note, editora na qual lançou discos tão marcantes como Sentimental Journey (2002) e Social Call (2003), para além de ter participado em Songs of Buddy Johnson (1998), da cantora Etta Jones. O seu mais recente registo é justamente uma homenagem a Etta Jones: To Etta With Love.
Além de instrumentista, Person é ainda produtor não só dos seus próprios registos como também das vozes de Ernie Andrews, Barbara Morris, Judy Blair, Terry Franklin, Sofia Laiti e Dee Daniels.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home