O grande leilão do jazz em NYC
A casa de leilões Guernsey's promove no próximo dia 20 de Fevereiro um grande leilão de 400 objectos do jazz, a realizar no Jazz at Lincoln Center, em Nova Iorque.
Entre os bens a leiloar encontram-se instrumentos, pautas e objectos que pertenceram a algumas das grandes lendas do jazz, nomeadamente Charlie Parker, Thelonious Monk, John Coltrane, Benny Goodman, Dizzy Gillespie, Gerry Mulligan e Peggy Lee.
A peça que tem despertado maior curiosidade por parte dos media é um saxofone que foi feito expressamente para Charlie Parker pela empresa King instrument, em 1947: um saxofone alto modelo Super 20.
De outro génio do bebop, o pianista Thelonious Monk, vão a leilão um casaco, uma pauta manuscrita e uma carta:
De John Coltrane serão leiloados três saxofones e 40 lotes de pautas manuscritas:
De Benny Goodman é posto a leilão um clarinete Selmer fabricado em 1974, guardado no estojo original Selmer e com vários conjuntos de palhetas por usar.
Também os saxofones barítonos de Gerry Mulligan podem ser adquiridos neste leilão:
O presidente da leiloeira norte-americana, Arlan Ettinger, estima que os saxofones possam ser vendidos a mais de 1 milhão de dólares cada...
Mas nem só de instrumentos e pautas se faz este grande leilão do jazz. Entre os objectos a leiloar encontra-se também a arte não musical produzida por jazzmen. É este o caso dos quadros e desenhos da autoria de Miles Davis:
A maioria dos objectos a leiloar foram disponibilizados pelas famílias dos músicos e o dinheiro angariado destina-se em alguns casos a ser doado a escolas de jazz e a outras organizações ligadas à promoção do jazz.
Haverá compradores portugueses interessados?
Mais informações em: http://www.guernseys.com/Auctions/Jazz/About.html
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home