26 de janeiro de 2005

Edição de jazz: o fim de um ciclo?

P23168AXDRB.jpg

O tema é levantado pela revista «JazzTimes e dá que pensar.

As grandes editoras estão a descartar-se dos músicos de jazz, centrando-se no smooth jazz e nos chamados cross-overs (músicos que chegam ao público do jazz, da pop. etc.), obrigando músicos como Dave Holland ou Dave Douglas a gerir o seu próprio processo de gravação e a encontrar adequados canais de distribuição.

Por isso mesmo, estes dois músicos criaram, no final de 2004, as suas próprias editoras, a Dare2 e a Greenleaf, respectivamente.

Já Maria Schneider encontrou outra solução, recorrendo a um novo modelo de edição. Para a gravação do seu mais recente disco, «Concert in the Garden», Schneider contou com donativos de fans, obtidos através da ArtistShare, uma organização que promove ainda a distribuição através da internet, minimizando o recurso aos intermediários. Outro jazzmen ligado a esta organização é o guitarrista Jim Hall, através da qual lançou «Magic Meeting».

De acordo com esta organização, os artistas aderentes beneficiam de uma série de vantagens:

- Desenvolvimento de parcerias duradouras e fiéis com os respectivos fans.
- Vender directamente aos fans com lucros acrescidos.
- Ter projectos estruturados de forma a evitar constrangimentos financeiros aos artistas.
- Integrar uma comunidade de artistas dedicada à qualidade da sua arte como artistas de carreira.
- Criar edições limitadas e autenticadas pelo artistas.
- Oferecer um produto sempre novo e interessante, vital, educativo, personalizado, difícil de copiar, 100% detido pelo artista e financiado previamente pelos seus fans.

Esquematicamnte, esta organização funciona conforme ilustrado pelo seguinte diagrama:

805.gif

O paradigma da indústria discográfica do jazz e não só pode, pois, estar a mudar. Senão vejamos a filosofia da Artistshare:

Our philosophy is simple. The digital age has de-valued the traditional product to the point where the only thing that cannot be stolen or pirated is the artists themselves -- their creative process. At ArtistShare the "product" is the creative process.

The artist's audience is his/her most valuable asset. Through ArtistShare, artists allow their audience to directly 'participate' in their current projects by selling "Participant Offers". By allowing such an in-depth look in to artists' lives, intimate and long lasting relationships are cultivated.


Site Meter Powered by Blogger