Um disco notável!
Há discos que nós escolhemos e há discos que nos escolhem a nós, ao cruzarem-se acidentalmente connosco.
Este CD do super trombonista J. J. Johnson é um exemplo de um disco que me escolheu a mim. E que disco!
Suportado pela mesma secção rítmica (à excepção do pianista) que gravou alguns dos melhores registos de Stan Getz (Serenity e Anniversary) e acompanhado ainda pelo saxofonista Ralph Moore, J. J. Johnson evidencia aqui por que razão era considerado um dos expoentes máximos do trombone no jazz.
A gravação capta este quinteto ao vivo no mítico clube Village Vanguard, em NYC, em 1988, com J.J. Johnson, Ralph Moore (saxofones), Stanley Cowell (piano), Rufus Reid (contrabaixo) e Victor Lewis (bateria) a proporcionar momentos raros de swing e de musicalidade.
Os temas visitados são:
1. When the Saints Go Marching In
2. Blue Bossa
3. Doc Was Here
4. Bud's Blues
5. Quintergy
6. Lament
7. Why Indianapolis, Why Not Indianapolis?
8. It's All Right With Me
9. Coppin' the Bop
10. Nefertiti
11. You've Changed
12. Commutation
Quanto a mim, o destaque deste menu vai inteiramente para "Blue Bossa" e para "Bud's Blues". Neste último tema ouça-se a forma como trombone e contrabaixo dialogam em dueto e se inspiram mutuamente e também o solo de J. J. Johnson, particularmente nos minutos 02:46 e 02:52, em que o seu trombone projecta intensos c# (dó sustenido) agudos. Não podia faltar também uma sentida interpretação de um dos meus temas preferidos, a balada "You've changed".
De referir ainda que Stanley Cowell surge neste CD com uma energia e vitalidade impressionantes, o que é mais visível em "Blue Bossa".
Em suma, este é daqueles discos que surpreende do princípio ao fim e que sai do convencionalismo. Por outro lado, a intensa energia que irradia fazem dele ideal para carregar baterias e revitalizar energeticamente o corpo e a alma.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home