26 de outubro de 2004

ENCONTRO DE GIGANTES NO XV GALP JAZZ

P01086L772X.jpg
Mulgrew Miller

P39117IYVIZ.jpg
Steve Nelson

A XV edição do Galp Jazz, que se realiza no próximo dia 11 de Dezembro, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, conta este ano com um verdadeiro encontro de gigantes protagonizado por dois expoentes do jazz contemporâneo.

Lado a lado estarão Mulgrew Miller, um dos pianistas mais requisitados no meio jazzístico de Nova Iorque (tendo participado em 400 discos!), e Steve Nelson, músico que aos 20 anos já fazia soar o seu vibrafone juntamente com o lendário guitarrista Grant Green.

Com influências de pianistas como McCoy Tyner e Wynton Kelly, Miller iniciou a aprendizagem do piano aos seis anos de idade e veio a tocar com a orquestra de Duke Ellington, os Jazz Messengers, Woody Shaw e Betty Carter. Quanto a Steve Nelson, ganhou proeminência ao integrar o quarteto, o quinteto e a orquestra de Dave Holland (músico com o qual já actuou em Portugal) e também pela sua associação com o lendário pianista George Shearing, com o qual se apresentou ao vivo no Estoril Jazz.

Também o jazz português estará este ano presente no Galp Jazz, através de um grupo que causou sensação na 2.ª Festa do Jazz do São Luiz - o Sexteto de Jazz da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Porto), formação que um júri de especialistas elegeu por unanimidade como o melhor combo de jazz nacional em 2004. Constituído por jovens músicos, este grupo integra o saxofone alto de João Guimarães, o saxofone tenor de Zé Pedro, a guitarra de Luís Eurico Costa, o piano de Aurélien Lima, o contrabaixo de Rui Leite e a bateria de João Cunha.

«Jazz No País do Improviso!» vai ter convites para oferecer aos seus leitores. Keep in touch!


Site Meter Powered by Blogger