3 de dezembro de 2009

Stanley Jordan e a terapia pelo Jazz

StanleyJordan2400x270.jpg
Foto: Márcio Garcez

Stanley Jordan é um músico muito especial, não só pela inovação que trouxe à guitarra nos anos 80, mas também pelo projecto de terapia pela música que há anos vem desenvolvendo.

Ontem, o músico norte-americano levou a sua arte ao Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), no Nordeste do Brasil, actividade que desenvolve voluntariamente: "Desde criança, acredito que a música tem o poder de cura. O efeito que ela desenvolve nas pessoas, em especial as que estão em tratamento, é imediato. A alegria é visível em cada rosto e faz a pessoa se sentir melhor, é a mente influenciando o corpo e, consequentemente, o imunológico".

A iniciativa deve-se ao espírito inovador e humanizador da directora geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Mônica Sampaio: "É uma honra receber esse artista internacional que sempre esteve atento para o voluntariado e colaborando com sua música para a melhora desses pacientes, que se divertem e esquecem por alguns instantes a dor. É a humanização servindo também como tratamento terapêutico".

StanleyJordan1400x266.jpg
Foto: Márcio Garcez

Stanley Jordan foi recebido pelo Coral do Grupo Mama Fest, formado por mulheres mastectomizadas (que retiraram a mama) assistidas pela Oncologia do Huse, das mãos das quais recebeu uma toalha de banho bordada pelas próprias em sinal de agradecimento pelo momento de felicidade que lhes proporcionou.

Para Rute Andrade, coordenadora da unidade, a visita do guitarrista levou ainda mais esperança para os pacientes: "O amor é contagioso e fica todo mundo empolgado, é uma grande festa. Estamos felizes em receber um convidado tão especial que consegue unir a música como profissão com projectos sociais, levando esperança a quem necessita".

Interessante foi o facto da Secretária de Estado da Cultura ter também participado neste evento (que bom seria que em Portugal houvesse esta partilha...) tendo afirmado: "Em nome do Governo de Sergipe, eu quero desejar as boas vindas a Stanley e agradecer por ter participado desse momento aqui na Oncologia. Eu vejo estas crianças e percebo a dedicação desses profissionais e as actividades que são desenvolvidas aqui para reverter esse quadro. Por isso vamos todos celebrar a vida".



Ora aqui está um músico de que a comunidade jazzística e musical se devem orgulhar muito em particular e eleger como exemplo de alguém cuja música vai para além da cultura e do entretenimento puros, colocando-se ao serviço de algo maior.


Site Meter Powered by Blogger