11 de outubro de 2008

Sheila Jordan Quartet no Hot Clube: concerto do ano!

P6120781.jpg
Foto: JNPDI/JMS

O concerto que o quarteto de Sheila Jordan realizou no passado dia 8 no Hot Clube de Portugal está a ser apontado no mundo do jazz em Portugal como o concerto do ano, com o que concordamos totalmente.

De facto, o que se passou no Hot foi uma noite memorável musicalmente e humanamente, tendo como resultado final um espectáculo que há anos não víamos neste lendário clube.

Hoje mesmo, no Aeroporto de Lisboa, à partida para a Alemanha, Sheila Jordan confidenciava-nos (e a alguns dos músicos que a acompanharam e que ali se deslocaram propositadamente para se despedirem e mostrarem a sua admiração por esta grande cantora e alma) com confiança e alegria: "Sabem qual foi o melhor gig desta tournée? O Hot Clube". No próprio dia do espectáculo, perguntámos a Sheila Jordan se tinha gostado do concerto no Hot e a resposta foi mais do que peremptória: "Did I like it?! I loved it!!"

É precisamente deste concerto que apresentamos o tema "Pent-up House", um original de Sonny Rollins com uma bem humorada letra escrita por um pianista de origem australiana. Interpretam-no Sheila Jordan (voz), Filipe Melo (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Bruno Pedroso (bateria) e, ainda, João Moreira (trompete), músico que foi expressamente convidado para este espectáculo por Jordan depois da sua notável actuação no concerto do Centro Cultural de Belém. A performance de todos os músicos foi absolutamente brilhante e a um nível que é motivo de orgulho para o contexto musical português, mesmo para além do Jazz.

A gravação é da RDP2, a quem agradecemos pela parceria neste projecto, e as fotografias são do autor deste blogue e foram tiradas durante o ensaio para os vários concertos realizados em Portugal e no soundcheck do concerto do CCB.



Site Meter Powered by Blogger