2 de junho de 2006

ESTORIL JAZZ: bilhetes à venda

p10624xo5wv.jpg
Pat Martino é uma das vedetas do festival

Para comemorar a sua XXV edição o Estoril Jazz, que decorre em Cascais de 7 a 16 de Julho, no Auditório Fernando Lopes Graça/Parque Palmela, aposta este ano num ambicioso programa, apresentando sete concertos, dos quais três representam a estreia em Portugal de músicos de primeiro plano e um consiste num projecto inédito concebido especificamente para este evento.

É assim que no âmbito daquele que é considerado o «mais emblemático festival de jazz português« pisam pela primeira vez palcos nacionais Pat Martino (célebre guitarrista, que vem homenagear a música do virtuoso Wes Montgomery), Delfeayo Marsalis (trombone) e Jason Marsalis (bateria) - ambos irmãos de Wynton e Branford Marsalis. Também inédita em Portugal é a actuação de Tim Hagans com a Ernie Wilkins Almost Big Band, projecto que presta homenagem a um importante saxofonista e arranjador do Jazz.

A ambição do XXV Estoril Jazz não se fica, porém, por aqui, apresentando ainda um projecto especificamente concebido para o Festival no âmbito dos já clássicos concertos JAPP (Jazz At Palmela Park) - o Quinteto de Gary Smulyan/Jeremy Pelt, que vem interpretar a música de Pepper Adams e Donald Byrd. De assinalar também a presença de Ben Riley Monk Legacy (que recria e revisita a música do histórico e inovador pianista e compositor Thelonious Monk).

Como mais-valia adicional, o «cartaz de excelência» apresenta um concerto duplo, designado por "Jazz Garden Party", que tem lugar a 9 de Julho e apresenta a pianista e cantora Dena DeRose e o seu «trio mágico» (17h00), seguida pelo quarteto de Pat Martino, que actua às 21h30, após o jogo da final da taça do Campeonato do Mundo de Futebol, evento a que os espectadores do Festival poderão assistir através de um ecran gigante. A 15 de Julho sobe ao palco o trio de Kenny Barron, considerado um dos melhores pianistas de jazz da cena do Jazz norte americano.

Dena DeRose actua ainda no Casino Estoril (11 Julho) e no Hot Club (12).

Os bilhetes estão à venda desde ontem.


Site Meter Powered by Blogger