8 de maio de 2006

World Saxophone Quartet na Casa da Música

wsq.jpg

O World Saxophone Quartet apresenta na Casa da Música, no dia 18 de Maio, quinta-feira, o álbum Experience, composto por versões de temas de Jimmy Hendrix.

Este quarteto, que foi considerado pelo New York Times, "o grupo mais original e mais importante desde que Miles Davis, Ornette Coleman e John Coltrane traçaram os novos caminhos da improvisação no final dos anos 50", é constituído por Oliver Lake, John Purcell, David Murray e Hamiet Bluiett.

Informação da produção:

Freedom, If 6 Was 9, Little Wing, Foxed Lady e The Wind cries Mary são alguns dos temas que compõem Experience, álbum gravado em 2004, que presta tributo ao trabalho do guitarrista Jimmy Hendrix. "Esperamos que os fãs de Hendrix apreciem a nossa abordagem à sua música, porque lá no fundo, ele também era um músico de jazz", revela o quarteto.

Constituído em 1976, o World Saxophone Quartet lançou um ano depois Point of No Return. Multi-instrumentistas e adeptos de free jazz, os membros deste quarteto começaram a introduzir novos elementos, improvisos harmoniosos e composições sofisticadas à sonoridade de base.

Este quarteto, constituído inicialmente pelos solistas Oliver Lake (sax-alto), David Murray (sax-tenor e clarinete baixo), Hamiet Bluiett (sax-barítono e clarinete contralto) e Julius Hemphill (sax-alto), permaneceu o mesmo até a saída de Hemphill em 1989. Desde então, pela banda passaram músicos como Arthur Blythe, Eric Person, James Spaulding e John Purcell (saxello, flauta alto e sinos tibetanos), que integra a banda desde 1996.

Registos como World Saxophone Quartet Plays Duke Elligton, Dances and Ballads e Rhythm & Blues reflectem a contribuição decisiva que os World Saxophone Quartet deram para o desenvolvimento do jazz moderno, explorando uma via de compromisso equilibrado entre inovação e tradição.


Site Meter Powered by Blogger