2 de outubro de 2005

Escola do Hot 'turns pink'

DSCN00012.jpg
[Foto de João Moreira dos Santos - Set. 2005]

O edifício onde se encontra a Escola do Hot Clube de Portugal acaba de ser totalmente pintado, passando a vestir-se de cor-de-rosa, em substituição do anterior cinzento característico deste imóvel industrial.

standard.jpg

Na verdade, este edifício, onde antes era a sede da empresa Standard Eléctrica, é ocupado maioritariamente pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) e o Hot clube só foi beneficiado no exterior porque no interior a Câmara Municipal de Lisboa, proprietária do imóvel, nada fez (como a foto documenta...), beneficiando apenas as instalações da OML com nova caixilharia nas janelas etc.

DSCN3120.jpg
[Foto de João Moreira dos Santos - Set. 2005]

Naturalmente que o Hot Clube não só não tem condições financeiras para proceder aos arranjos necessários, como não o pode nem deve fazer num edifício que não é propriedade sua.

Entretanto, com a falta de intervenção no corpo interior do edifício, a degradação avança, desgastando um imóvel criado pelo arquitecto Cotinelli Telmo e classificado pelo IPPAR...

Aqui, dadas as dimensões do edifício, amplo parque de estacionamento e acessos, poderia funcionar uma escola de música digna de uma capital da Europa civilizada. Assim a CML se dispusesse a investir o necessário para o efeito, reabilitando o imóvel, criando um auditório, que poderia servir simultaneamente a escola do Hot e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, uma biblioteca de música a sério e uma fonoteca e videoteca.

Agora perguntamos nós... se os clubes de futebol recebem continuamente e há anos e anos fundos públicos com o argumento de que ajudam a juventude a manter-se longe das drogas, por que razão não pode uma escola de música, que desempenha as mesmas funções e melhor, beneficiar de tais apoios? Será porque não tem claques, não tem o alcance mediático dos clubes ou porque não tem interesses económicos associados?

Responda quem souber...

Reflicta quem quiser...

2 Comments:

At segunda out. 03, 04:55:00 da tarde 2005, Anonymous Anónimo said...

Como gostaria de saber que alguém no mundo lia, num qualquer jornal: "ministro/a de educação, em Portugal (europa), criou uma disciplina de educação pela arte, com ênfase especial na música. Desde a infância, os alunos aprendem a apreciar e sentir a beleza e a criatividade. Esta medida tem reduzido significantemente o insucesso e o abandono escolar. Também a violência e a delinquência juvenil desceram vertiginosamente".

 
At sexta ago. 29, 07:04:00 da tarde 2008, Anonymous Anónimo said...

Eu, só gostava que me respondessem a uma coisa que me anda a agoniar...Depois de, ao professor Rui Cardoso lhe ter sido diagnosticado um cancro de grau4(o pior!), ter sido operado e estar sujeito a tratamentos brutais de químio,as turmas que tinha foram-lhe retiradas, sabendo Bernardo Moreira que essas aulas eram o seu meio de sobrevivência!Como esmola, ao Professor Rui Cardoso arranjaram-lhe 2 horas semanais, que ao fim do mês representavam cento e tal euros! Fantástico! Isto, diz tudo da direção dessa Escola, que como se sabe pertence á família Moreira...Portanto, não tenho a menor dúvida que este comentário não será "aprovado"...Será?? Se não fôr por este meio, há muitos outros! A verdade tem que se saber! É o que dizem os alunos que (muitos!)continuam em contacto com o professor Rui Cardoso. Estão chocados com a maneira vil, cruel e...desonesta como foi tratado o tipo, que com o seu "mau feitio" é o que mais sabe de Jazz nessa Escola!

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger