Beyond the Sound Barrier
Em Julho de 2003 Wayne Shorter trouxe o seu quarteto ao Estoril Jazz e protagonizou um dos melhores concertos desse ano, testemunhado ao vivo pelas mais de 700 pessoas que tiveram o privilégio de assistir ao espectáculo.
Sucede que desde 2002 que a editora de Shorter, a Verve/Universal, vinha gravando as suas actuações. São essas mesmas gravações, realizadas entre Novembro de 2002 e Abril de 2004, que compõem o CD "Beyond the sound barrier", muito embora não seja possível saber se alguma delas teve lugar no Estoril Jazz (o booklet que acompanha o CD é omisso nesta matéria).
Este disco vem na sequência de "Footprints Live!", que registou o primeiro grupo acústico de Shorter desde os anos 60, e é alto e bom som que revela a sua alma e evidencia as capacidades musicais e instrumentais de Wayne Shorter (saxofone tenor e soprano), Danilo Perez (piano), John Patitucci (contrabaixo) e Brian Blade (bateria), naquilo que poderíamos chamar de um jazz moderno e improvisção livre (free).
Do princípio ao fim, o quarteto toca com uma energia vibrante e poderosa, com os temas a sucederem-se em catadupa desde "Smilin? Through". Importa sobretudo notar a empatia entre o quarteto e, particularmente, a capacidade de diálogo entre o piano de Perez e o saxofone de Shorter (não tão evidente para muitos no Estoril Jazz), com Brian Blade (absolutamente brilhante) e John Patittuci a assegurarem o fluxo rítmico.
Recomendamos vivamente este CD, embora não a quem esteja a dar os primeiros passos no jazz.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home