17 de maio de 2005

Não há fome que não dê em fartura...

Os meios de comunicação social portugueses são surpreendentes!

Ora ignoram o jazz, ora o mediatizam até à exaustão.

Parece que agora estamos na fase de exaltação, o que explica que dois jornais diários de referência lancem, praticamente ao mesmo tempo, coleccionáveis sobre o som dito da surpresa.

Enquanto o Público, através de José Duarte, prepara uma edição, ao que consta, sobre a história do jazz no Mundo, a publicar muito em breve, o Diário de Notícias antecipa-se e ataca com a colecção BD Jazz, de origem gaulesa. Todas as sxtas-feiras sai um exemplar da BD Jazz, composto por dois CD mais um livro, por apenas mais 9,90 euros (cerca de 14 euros na FNAC) e o preço de capa do DN.

g33689t3334.jpg

Suspeitamos que no meio disto tudo o jazz mais não seja do que uma mercadoria, um qualquer creme que se vende com o jornal, uma toalha, um faqueiro até... embora tais acções possam ter efeitos muito positivos na sua divulgação pública.

Entretanto, a entrevista do Presidente do Hot Clube de Portugal ao Diário de Notícias parece ter caído mal em certos sectores do jazz que já trataram de exprimir o seu desagrado junto da jornalista autora da peça em causa.

E assim se faz e desfaz o jazz em Portugal; o mesmo que se queixa do afastamento dos media...

A propósito dos meios de comunicação social, sugerimos a leitura de uma crónica recente de Clara Ferreira Alves, publicada no Expresso, intitulada "Os merdia".

Quem tiver interesse em aprofundar a temática dos media, ou dos merdia, que temos pode também ler Ramonet, por exemplo. A lucidez parece-nos aí em grande e de sentido apurado. Aí se percebe o interesse da PT pelo DN e a sua posterior venda.

E também se antecipa o que pode ser um DN subjugado à indústria boateira e opaca do futebol.

Almada Negreiros, que pintou os painéis que estão no edifício sede do DN, na Avenida da Liberdade, faria certamente outro manifesto "anti DaNtas" se ainda fosse vivo!

Não, não é JNPDI! que tem mau feitio, é mesmo o mundo que teima em involuir.


Site Meter Powered by Blogger