Descoberta gravação inédita de Joe Williams com Ben Webster
O ano de 2005 fica já marcado discograficamente por este evento que passamos a narrar.
Em Fevereiro de 1964, Joe Williams estava a actuar com o seu trio em Providence, no Estado de Rhode Island, no Pio's, quando encontrou Ben Webster neste mesmo clube. O lendário saxofonista ter-lhe-á perguntado se podia juntar-se ao grupo e Williams, Junior Mance, Bob Cranshaw e Mickey Roker reuniram as suas "vozes" num concerto inesperado e único que alguém gravou.
Entretanto as gravações perderam-se no tempo, mas com a morte do cantor, em 1998, a respectiva viúva doou grande parte do seu espólio ao Hamilton College Jazz Archive. Foi aí que Monk Rowe, um investigador de Joe Williams, as veio a descobrir.
Agora, volvidos 41 anos, novamente em Fevereiro, as gravações foram finalmente comercializdas pela Hyena records, uma pequena editora com tradição na recuperação e divulgação de gravações "pirata".
O site All about jazz considera este disco um "documento histórico na história do jazz", até porque permite preservar o único encontro gravado entre Joe Williams e Ben Webster.
Para quem não conhece Joe Williams, que em 1989 protagonizou um excelente concerto no Jazz Num Dia De Verão/Estoril Jazz (felizmente gravado e exibido pela RTP), aqui fica a sua discografia básica:
A man ain't supposed to cry
At Newport '63/Jump for Joy
Me and the blues
Presenting Joe Williams & Thad Jones/Mel Lewis
Every Night: Live at Vine St
ainda há, claro, e principalmente, os discos gravados com Count Basie, com o qual actuou em Portugal em 1956:
Count Basie Swings, Joe Williams Sings
The Greatest! Count Basie Plays, Joe Williams Sings Standards
1 Comments:
Joe was the best!
Enviar um comentário
<< Home