Revista «All Jazz» vai ter concorrente da Trem Azul?
Ao que parece a editora Trem Azul reuniu recentemente para planear a edição de uma nova revista de jazz.
JNPDI! deseja as maiores felicidades ao projecto e espera que ele saiba ser complementar da «All Jazz», que entretanto vai regressar já este ano com regularidade.
É que normalmente em Portugal ou não há nada ou há atropelos, como sucede nos festivais e concertos de jazz com datas sobrepostas, situação que não aproveita a ninguém.
Claro que uma revista propriedade de uma editora discográfica exige um enorme esforço de isenção, ainda maior do que aquele que se impõe numa revista independente, e fará eventualmente mais sentido como uma newsletter para distribuição junto dos clientes, funcionando como órgão de promoção dos produtos da casa. Será interessante ler o estatuto editorial desta nova publicação e ver se ela se limita a esse papel ou se ousa divulgar produtos da concorrência, afirmando-se realmente como revista de jazz.
De qualquer forma uma coisa parece certa: o mercado portugûes não comporta duas revistas que não sejam complementares e se elas não o forem arriscam-se a um duplo suicídio. Complementares no sentido em que uma possa ser sobretudo um órgão de propaganda comercial e outra possa ser um espaço de visões plurais do jazz e dos seus músicos e produtos. Complementares no sentido em que uma seja mais virada para as novas correntes e outra mais abrangente e universal.
JNPDI! voltará a colaborar com a «All Jazz», mas procurará manter a sua isenção e flutuar acima da bicefalidade editorial que aí vem.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home